O Brasil poderá ser o primeiro país do mundo a receber em massa a vacina contra a dengue. O imunizante, desenvolvido pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, está em fase final de preparação, e executivos da empresa devem desembarcar no país no mês que vem para propor um acordo ao governo federal para que o Brasil tenha prioridade na distribuição do produto, segundo O Estado de S. Paulo.
Em janeiro deste ano o Ministério da Saúde orientou as secretarias de Saúde de 16 Estados que apresentam alto risco de dengue para que atualizem seus planos de emergência.
Apesar de dados preliminares apontarem redução de 56% do número de casos da doença neste ano, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não descartou a possibilidade de uma epidemia de dengue. Somente no final do verão um balanço completo deve ser divulgado.
Neste ano a Sanofi Pasteur deve realizar testes com 30 mil pessoas, entre elas brasileiros. Caso a eficácia seja comprovada, o pedido de registro e autorização será feito em 2013. A intenção da empresa é disponibilizar o produto ao mercado mundial em 2015.
Esse prazo poderá ser antecipado no Brasil caso haja compromisso político e um processo mais acelerado de aprovação, segundo disse Jean Lang, vice-presidente de pesquisa e chefe do programa de Dengue da Sanofi Pasteur a O Estado de S. Paulo.
Versões nacionais
No Brasil, pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, do Instituto Butantan, em São Paulo, e da Universidade Estadual do Ceará tentam desenvolver a versão nacional do produto.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.