Alimentos e plantas combatem as viroses

13 junho, 2014

O médico fitoterapeuta Celerino Carriconde, do Centro Nordestino de Medicina Popular, defende o uso diário de cebola ou alho cru como antivirais e suco de limão para reforçar as defesas. Celerino diz que a medida ideal são dois dentes de alho por dia para quem tem pressão arterial normal. Quem tem pressão baixa deve consumir um a dois dentes no máximo e adicionar um pouco mais de sal na água. Quem tem pressão alta deve subir o consumo para três ou quatro dentes de alho. Uma forma menos desagradável de ingerir o produto é picar os dentes em pedaços pequenos e misturá-los ao almoço. O alho pode ser substituído pela cebola.

O fitoterapeuta também recomenda suco de limão diário. Outra prevenção é mastigar balas de gengibre durante viagens longas de avião, quando há exposição à mudança de temperatura e ao ambiente fechado dividido com mais de 100 pessoas. “O gengibre é anti-inflamatório. O ideal é consumir a raiz, que pode ser deixada de molho num copo d’água.”

Quando a gripe ou o resfriado já tem se instalado, a receita é adicionar dois dentes de alho picados a 500 ml de água. Abacaxi e mamão verde ajudam a fluidificar a secreção espessa e a casca de romã tem ação antibiótica, se há faringite. Água com sal, fórmula do soro, pode ser usada em inalação para limpar as vias respiratórias.

Ingerir água como prevenção e no tratamento da infecção de nariz e garganta é essencial, ensina o médico, pois mantém nariz e todo o aparelho respiratório hidratado, evitando o ressecamento, que leva à destruição das defesas e facilita a ação de vírus e bactérias.

“O homem precisa entender também que ele está acabando com a natureza que ajuda na sua cura. Ao desmatar as florestas, faz com que animais silvestres, hospedeiros de vírus, entrem em contato com a humanidade e as doenças se disseminam”, lembra.

A nutricionista Cristiane Campos, do Banco de Alimentos Sesc Pernambuco, defende alimentação balanceada para prevenir gripe e resfriado. “Devemos consumir verduras, frutas, legumes, cereais, leguminosas, ovos, leite e derivados, carnes, peixes e aves de preferência com pouca gordura”, diz. Ela afirma que “um prato colorido é de suma importância para garantir aporte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes necessários ao sistema imunológico”. Cristiane explica que alimentos ricos em vitamina C aumentam a produção das células de defesa, elevando a resistência às infecções. Os bons são acerola, limão, laranja, goiaba, caju e vegetais folhosos crus.

Quanto ao mel de abelha, ela o define como “riquíssimo em elementos nutritivos, contém água, glicose, sacarose, minerais, vitaminas e substâncias que agem como antibióticos naturais”. E para completar a receita da boa saúde, a nutricionista enfatiza a importância de líquido, “principalmente água, para hidratar o corpo e eliminar toxinas”.

A ação das plantas como remédio já é reconhecida pelas políticas de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou este mês resolução que esclarece quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para alcançar efeitos benéficos. Esse material diz que o alho é um famoso expectorante e que deve ser usado em água na temperatura ambiente.

Fonte de pesquisa: JC Online.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)
Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES