Mulher de Tanabi-SP é contaminada pelo Chikungunya.

10 dezembro, 2010

Uma mulher de 25 anos, moradora de Tanabi, no noroeste paulista, é uma das três vítimas
brasileiras contaminadas pelo novo vírus Chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que causa a dengue. Ela foi picada na Índia, de onde voltou recentemente com os sintomas da doença, que são febre e fortes dores nas articulações.
No último dia 29 de novembro, a mulher, cuja identidade e profissão são desconhecidas, foi examinada em São Paulo antes de voltar para Tanabi. Realizado em uma unidade de saúde, o exame deu positivo. Foi diagnosticado o novo vírus, que surgiu na Tanzânia em 1952 e prolifera na África e no Sudeste Asiático. A mulher voltou para a cidade no dia 30.
Com a comprovação da contaminação, a Secretaria de Saúde de Tanabi tomou providências implementando o que chamou de bloqueio epidemiológico, antes da volta da moradora. Foi pulverizada uma área de nove quadras no bairro onde ela mora com a família. Além da mulher do interior paulista, há outras duas vítimas. Uma mora em São Paulo e a outra no Rio de Janeiro. Os três viajaram recentemente para o Exterior. Foram picados na Índia e na Indonésia.
No idioma suaili, falado em países do leste africano, como a Tanzânia, o nome Chikungunya significa "aqueles que dobram". O vírus ainda não circula no Brasil e o Ministério da Saúde tranquiliza a população, informando que o vírus não é letal. O Ministério informa também que, nas próximas semanas, um guia com orientação sobre a doença será distribuído nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES