RECIFE (PE) e SALVADOR (BA) - Na contramão do país, que reduziu em 60% o número de notificações de casos de dengue na comparação entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, Recife registrou este ano um aumento de 529% em relação ao ano passado.
Os casos confirmados da doença na capital pernambucana até agora já subiram 1.300%, saltando de dois, nos primeiros 30 dias de 2011, para 28, no mês passado. Já o índice nacional caiu de 40 mil registros para 16 mil.Enquanto a prefeitura de Recife notificou 92 pacientes com sintomas de dengue em janeiro de 2011, este ano foram 579 no primeiro mês de 2012. A Vigilância Sanitária aponta a chuva fora de época que atingiu a capital no início deste ano como justificativa para o salto nos números.
- A gente está com um tempo muito atípico. No ano passado, a chuva apareceu mais tarde. Agora temos chuva e sol, o que faz o tempo entre a eclosão do ovo e a transformação da larva em mosquito cair de 10 para sete dias - explica a diretora de Vigilância à Saúde de Recife, Adeílza Ferraz.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco só deve apresentar nesta quarta-feira os números de notificações em todo o estado, mas relatórios do Hospital Universitário Osvaldo Cruz, referência no tratamento de dengue, apontam aumento de casos também em outras cidades da Região Metropolitana de Recife. Enquanto apenas três moradores de Olinda, por exemplo, procuraram a unidade em janeiro do ano passado, este ano já foram nove.
Na Bahia, onde número de notificações de casos dengue caiu 10,2% em relação ao ano passado, totalizando 55.460, o problema é a meningite. A doença matou 125 pessoas no estado em 2011, informou, nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde da Bahia . O número é menor que em 2010, quando a doença causou 145 óbitos. O total de casos confirmados de meningite foi de 1.267 no Estado.
Por Daniel Carvalho, especial para O Globo (opais@oglo | Agência O Globo – ter, 31 de jan de 2012
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.