Agente de saúde vistoria caixa d'água em casa do bairro
Fotos: Malu Silveira / NE10
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
GRANDE RECIFE // ALERTA 246 agentes de saúde realizam mutirão contra a dengue em Nova Descoberta
Fotos: Malu Silveira / NE10
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
GRANDE RECIFE // ALERTA 246 agentes de saúde realizam mutirão contra a dengue em Nova Descoberta
Do NE10
O bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, recebe durante toda esta sexta-feira (24) um mutirão contra a dengue, ação que visa combater o foco da doença na comunidade, uma das mais afetadas no Grande Recife. Desde o começo da manhã, 246 agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) vistoriam cerca de nove mil residências e estabelecimentos comerciais.
De acordo com a diretora da Vigilância à Saúde do Recife, Adeílza Ferraz, a cidade registrou 429 casos de dengue nos dois primeiros meses de 2012, um aumento de 380% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em Nova Descoberta, já foram notificadas 30 ocorrências. "Com esse tempo instável, o número de casos aumenta. Por causa disso, estamos antecipando as ações educativas, que geralmente só acontecem entre maio e junho", ressalta.
A dona de casa Ana Maria de Moura, 50 anos, foi uma das moradoras que teve sua casa vistoriada. Segundo os agentes, a residência era um exemplo de cuidados contra a dengue. "Todos aqui em casa já tiveram dengue, então tampo tudo, não deixo água parada e tenho bastante cuidado", garante Ana Maria.
Mônica enfrenta dengue pela segunda vez em menos de cinco meses
Já a moradora Mônica Mota, 32 anos, não escapou do Aedes Aegypti, o mosquito responsável pela transmissão da dengue. Segundo a balconista, o problema veio do telhado de um bar que fica ao lado da sua casa. "Já é a segunda vez que eu tenho dengue. A gente já pediu para ele tirar o que está acumulado, ele diz que vai tirar e não tira". O irmão de Mônica, Petrônio Andrade, 27 anos, (que também já sofreu com a doença) reclama. "Agora está tudo enxuto, não tem problema. Mas quando chove, piora a situação".
Telhado de bar vira depósito de lixo e água parada, risco para a comunidade
CONSCIENTIZAÇÃO - Com aplicação de larvicida biológico e descarte de possíveis criadouros do mosquito, a Vigilância à Saúde também montou um estande com material educativo no Largo Dona Regina. No local, a população é orientada por dez "asinhas", adolescentes da própria comunidade, vestidos de mosquitos.
Estande montado no Largo Dona Regina orienta a população
Para Adeílza Ferraz, as parcerias também são importantes para o combate à dengue. O Exército também entrará na luta junto com a Vigilância Sanitária. E com as varreduras dos agentes de saúde, que vistoriam casa a casa. "Estamos orientando, através da ação educativa e eliminando os focos. Até uma tampinha de garrafa pode ser um foco da doença", ressalta. [Confira as dicas da gerente de Vigilância à Saúde]
Além das ações educativas e de conscientização, o morador que tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde, através do telefone: 0800-281-1520. (De Segunda a Sexta, das 7h às 19h) Veja o vídeo
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.