Perigos da dengue hemorrágica em bebês

12 novembro, 2011


Em Pernambuco, pesquisadores estão tentando descobrir como proteger bebês dos perigos da dengue. Nicolas, de 1 ano de idade, não para. Anda, dança e ensaia algumas palavras. Quem o vê esbanjando energia nem imagina o susto que ele deu na família.
Aos nove meses, o bebê passou sete dias na UTI com dengue hemorrágica. “O próprio nome é algo que a gente imagina muito grave”, contou a mãe, a advogada Bianka Bourbon.
Fazer o diagnóstico correto da dengue hemorrágica nos bebês tem sido um grande problema para os pediatras. Os sintomas da doença, como febre e dores no corpo, se confundem com os de outras viroses.
Uma pesquisa pioneira da Fiocruz em Pernambuco começa a investigar a ocorrência de dengue em bebês. Ao todo, 400 brasileirinhos serão acompanhados durante o primeiro ano de vida. Eles fazem exame de sangue para o monitor a carga viral. As mães também fazem parte do estudo.
Ao todo, 90% das mães que participam da pesquisa já tiveram dengue. Isso vai ajudar a esclarecer uma dúvida importante: os pesquisadores querem saber até quando os anticorpos transmitidos pelas mães atuam na proteção da criança e a partir de que mês os bebês se tornam mais vulneráveis à doença. A pesquisa deverá descobrir a frequência da dengue em bebês.
“Eu acho que vai gerar essa informação que é importante, que vai alertar tanto os pediatras, os enfermeiros, os profissionais de saúde, quanto às autoridades de saúde sobre a frequência desta infecção neste grupo da população”, acredita a pediatra Cynthia Braga.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES