Dificilmente uma residência nunca passou por uma infestação de formigas caseiras - denominação comum a várias espécies que vivem no ambiente doméstico. A grande disponibilidade de alimentos e a falta de alguns cuidados básicos são as principais causas do problema.
E o que fazer para prevenir o ataque de formigas caseiras? O primeiro passo é manter o lugar o mais limpo possível, sem restos de alimentos e resíduos, e verificar regularmente se há frestas e rachaduras em pisos, azulejos, paredes, batentes e outros locais da casa. É preciso providenciar a vedação assim que detectadas, pois servem de abrigo para vários tipos de insetos e não apenas de formigas.
Outro cuidado é sempre armazenar os alimentos em recipientes fechados, principalmente os adocicados, que são atrativos naturais do inseto. "Como ela caminha por toda a casa, inclusive em lugares possivelmente infectados, é uma grande transmissora de doenças. Por isso, as medidas de higiene e prevenção são tão importantes".
A eliminação da formiga caseira não é tão simples. Métodos errados podem piorar o problema em vez de solucioná-lo.
Para ser efetivo, o controle deve atingir o ninho central, que fica escondido.
"Não basta controlar apenas as formigas visíveis. Assim que forem notadas, o caminho percorrido por elas deve ser acompanhado para se chegar à entrada ou à saída do ninho".
A maneira mais eficaz neste caso é aplicar inseticida formulado em gel, que apresenta resultados mais positivos, pois atrai as formigas e age diretamente nas colônias.
"O gel se espalha por toda a colônia e o problema é resolvido na origem. Se você eliminar apenas o que vê, as que sobrevivem vão se reproduzir de uma forma mais agressiva, formando ninhos secundários".
As espécies de formigas domésticas possuem ninhos com milhares de operárias, rainhas e formas jovens.
"Quando é usado um inseticida não-recomendado para o seu controle, como os que exalam algum odor ou que não alcançam a origem do problema, a conseqüência é a fragmentação das colônias, formando ninhos secundários, piorando a infestação".
fonte: bayer
Controle
Apontada como a praga de maior dificuldade de controle da atualidade devido a sua bioecologia.
O trabalho de inspeção deve ser orientado para o período compreendido entre 12 e 20 horas, preferencialmente durante a noite, pois, algumas espécies do gênero Camponotus forrageiam neste período.
Dentro do manejo integrado de pragas (MIP) a ser adotado, o tratamento químico deve observar a característica de fragmentação das colônias.
Inseticidas nas formulações concentrado emulsionável raramente conduz a resultados positivos pois, estimulam a divisão das colônias e consequentemente aumento da infestação da área, sendo melhor indicado a consulta de um profissional qualificado.
Receitas e dicas
- Para acabar com as formigas de cozinha, espalhe fumo nos lugares mais freqüentados por ela.
- Coloque pedaços de limão murcho nos cantos dos armários e da pia.
As formigas não suportam o cheiro do limão e do fumo, e desaparecem bem rápido.
As formigas não suportam o cheiro do limão e do fumo, e desaparecem bem rápido.
- Passe um pano umedecido com uma mistura de água e água oxigenada.
- Plante hortelã perto de portas e janelas.
- Coloque folhas de alfazema, cânfora e pedaços de limão, nos locais onde elas costumam aparecer.
- Para manter as formigas que comem plantas, afastadas. Misture borra de café em água e molhe uma estopa, coloque-a em volta do tronco da árvore, e molhe novamente, a cada 3 dias.
A formiga não suporta cheiro de café e vão deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim também.
A formiga não suporta cheiro de café e vão deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim também.
- Espante as formigas espalhando um pouco de fumo picado nos armários e nos lugares freqüentados por elas. O resultado é imediato.
- Pendure galhos secos de poejo ou de arruda nos armários para manter as formigas longe dos alimentos.
- Para as formigas não ficarem no interior do açucareiro, ponha pedaços de casca de limão.
- Pedaços de limão murchos espalhados pela casa fazem as formigas desaparecerem.
- Espalhe cravos-da-índia no armário da cozinha e espante as formigas.
- Contra as formigas caseiras, polvilhamos bicarbonato de sódio.
- Feche os orifícios e rachaduras das paredes com cera de vela ou sabão em pedra.
- Depois de encontrar o local por onde elas entram, injete com uma seringa água e detergente. Dessa maneira, as formigas morrerão de desidratação.
- Outra coisa é o uso de casca de tangerina, folha de louro e cravo-da-índia em armários e gavetas para repelir as formigas.
- Injetar no formigueiro uma solução de naftalina em benzina ( o mesmo fazer para as traças).
- Formigueiro: Se souber de onde as formigas estão vindo, espalhe hortelã seca, ao longo de sua trilha.
- 10 g de tartaro emético (? ) e 80 g de açúcar bem fino
- Utilizar inseticidas em spray não dá bom resultado, pois as espécies de formigas urbanas possuem ninhos com milhares de operárias (formigas que trabalham), dezenas de rainhas (que botam ovos) e cria (ovos, larvas e pupas) e, quando percebem o cheiro do inseticida, tratam de fugir para um local bem seguro, dividindo a colônia em vários pedaços e piorando a infestação.
- O melhor seria fazer uso de iscas que possuem baixa concentração de inseticida e, quando levado ao ninho, contaminam as outras, mas é difícil encontrar produtos vendidos diretamente ao consumidor. O que existe são produtos profissionais utilizados por controladores de pragas.
- Para que elas não cheguem aos açucareiros, pode-se fazer um sachê com gaze ou qualquer outro tecido de malha fina e colocar lá dentro alguns cravos-da-índia. As formigas odeiam esse cheiro.
- Seguimos o rastro ou a fileira até detectar o lugar mais próximo a sua entrada. Delimitamos a passagem das formigas com um dente de alho (como se esfregássemos no pão). Não precisamos de uma quantidade muito grande.
Em sucessivas vezes, delimitamos cada vez mais o perímetro até localizar a entrada do formigueiro e fechá-la com algum material.
Também podemos utilizar cravo ou talco para interromper o rastro
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.