Pacientes optam pela homeopatia como tratamento contra a dengue

22 abril, 2013


Várias cidades da Baixada Santista vivem uma epidemia da doença.
Deve-se sempre procurar um médico antes de usar qualquer medicamento.


Várias cidades da Baixada Santista vivem uma epidemia de dengue. Já são mais de 13 mil casos confirmados. Com isso, há muitas pessoas procurando atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais. A maior preocupação é com a complicação da doença, que pode evoluir para a forma hemorrágica. Além dos remédios tradicionais que são recomendados para quem está com dengue, alguns pacientes estão procurando também a homeopatia.
Ao ser contaminado pela dengue, o cabeleireiro Arnóbio Batista dos Santos mal conseguia se levantar da cama. Para combater os efeitos da doença ele optou pela homeopatia. “Dor no corpo, coçando o corpo, dor de cabeça, febre, frio e dor nas juntas. Depois que eu tomei a dose única em jejum, após quatro horas eu me levantei e fiquei bom. Dois dias depois eu já estava trabalhando com a saúde perfeita”, afirma Arnóbio.
A homeopatia é um tipo de tratamento na medicina conhecido em todo país, e vem sendo um aliado de especialistas para cuidar de pacientes infectados pela dengue. A médica clínica geral e homeopata Selma Freire defende o uso deste tipo de tratamento para os casos de dengue. Principalmente quando a população enfrenta uma epidemia. “Os pacientes apresentam sintomas semelhantes, como dor de cabeça, febre intensa, calafrio e náuseas. São quatro vírus circulando, não obrigatoriamente todos os pacientes vão apresentar os mesmos sintomas. Como a homeopatia é um tratamento individualizado, ela respeita muito os sintomas que o paciente apresenta, mas nem sempre é o mesmo medicamento”, explica a médica.
Outra alternativa para o tratamento de dengue é um medicamento que consiste em três substâncias. Uma delas é extraída do veneno da cobra cascavel. O produto foi liberado pelo Ministério da Saúde em 2007. “Na dengue você tem que fazer um diagnóstico, tem que fazer exames complementares, pedir um hemograma, ver como é que está o quadro do paciente e hidratar bastante. O médico, que é alopata e depois de cinco anos virou homeopata, tem que ter essa noção de tratar o doente e complementar com a homeopatia”, ressalta a médica.
A medicação pode ser encontrada em farmácias com fabricação, em laboratório ou com a fórmula manipulada. A vantagem deste caso é o preço, que cai pela metade. É importante ressaltar que a pessoa que apresentar algum sintoma de dengue deve sempre procurar um médico antes de usar qualquer medicamento, inclusive os homeopáticos. A homeopatia foi incluída no Sistema Único de Saúde em 2006.

Do G1 Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES