Moradora picha muro para alertar população sobre a dengue em Bauru

27 abril, 2013

Apesar da confirmação de mais 160 casos de dengue só na quinta-feira (25), ainda há moradores que não se conscientizam da epidemia de dengue em Bauru (SP). Até agora, a cidade registra mais de 3 mil casos da doença e duas pessoas já morreram. Preocupada com o descaso da população, uma moradora resolveu pichar o próprio muro em uma tentativa desesperada para conscientizar as pessoas.


Moradora de Bauru pichou o muro para conscientizar a população sobre a dengue (Foto: Reprodução/TV Tem)
Moradora de Bauru pichou o muro para conscientizar população sobre a dengue (Foto: Reprodução/TV Tem)




















“Quantas pessoas terão que morrer para que você limpe o seu quintal?”. É o que diz o manifesto de Maria Inês Faneco.
A ambulante não usa apenas tinta pra combater a dengue, ela também costuma recolher o lixo que é jogado na praça em frente à sua casa e que pode dar origem a novos criadouros do mosquito. “As pessoas não limpam e não fazem o trabalho de casa. A partir do momento em que você coloca uma imagem na parede, as pessoas acordam. O simples fato de procurar um lugar para jogar o lixo já é uma grande coisa”, explica a ambulante.
Foco de dengue e mau cheiro
Já na Vila Dutra, os vizinhos estão indignados com a falta de consciência de uma proprietária de um imóvel da região. Há três anos, eles lutam para a prefeitura tome uma atitude a respeito da casa que, além de abrigar diversos focos de dengue, também se tornou um local insalubre onde vivem diversos animais.

De acordo com a coordenadora do departamento de saúde coletiva de Bauru, o imóvel já foi verificado e autuado. “Nós já fomos até o local e a parte administrativa do processo correu e já está com multa. Porém, nós detectamos também que o acúmulo é um problema social e encaminhamos o caso à Sebes, ou seja, a pessoa já é cadastrada e algumas ações são feitas com ela”, explica Heloísa Lombardi.
Nesse tipo de caso, em que o morador não colabora, a prefeitura pode recorrer à segurança pública para que agentes de saúde entrem no imóvel e façam a limpeza mesmo sem autorização do dono.
Em nota, a Secretaria do Bem Estar Social informou que irá enviar uma equipe no imóvel na tarde desta sexta-feira (26), para avaliar a situação e consequentemente definir o que será feito.
Casa na Vila Dutra é alvo de reclamação de vizinhos (Foto: Reprodução/TV Tem)
Casa na Vila Dutra é alvo de reclamação de vizinhos (Foto: Reprodução/TV Tem)



0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES