Agentes trabalham sábados e domingos para acabar com focos de dengue em Riacho das Almas

19 março, 2013

Riacho das Almas agentes de endemias Dengue

Mais de cinquenta agentes de saúde e de combate às endemias estão realizando um grande mutirão para combater focos da dengue em Riacho das Almas. Em menos de 60 dias, o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti sofreu uma redução de 4,1% graças ao intenso trabalho realizados pelos profissionais da secretaria de saúde de Riacho das Almas.
De acordo com o coordenador do programa nacional de combate à dengue do Ministério da Saúde Dilson Pinangé, até a última medição, feita no fim do mês de janeiro e quando os trabalhos das equipes de endemias ainda não tinham sido iniciados pela nova gestão municipal, o índice de infestação da dengue era de 7,9%, nível considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde.
Para colocar os índices em estatísticas seguras, as equipes de agentes comunitários de saúde e agentes em combate às endemias começarão a partir desta semana a visitar as residências dos moradores também no fim de semana. “Muitos moradores de Riacho das Almas trabalham durante a semana e as casas ficam fechadas dificultando o acesso dos agentes para combater focos do mosquito. No fim de semana, é mais fácil encontrar gente nas casas para que possamos eliminar qualquer possibilidade de proliferação de larvas do Aedes Aegypti.” Explicou Dilson Pinangé.
No entanto, o coordenador ressalta a importância da população para prevenir a doença: “A colaboração do cidadão é fundamental para o combate à dengue. Eu diria que é 90% do resultado da prevenção”. Pinangé coloca ainda que as duas principais dicas na prevenção à proliferação das larvas do mosquito transmissor da dengue são a limpeza das bordas de reservatórios de água com água sanitária pura e escova, além de manter estes locais cobertos.
Semanalmente, a equipe visita pelo menos 1.100 imóveis para tratar focos de transmissão da dengue em todo o município, além da circulação do fumacê em todos os bairros da cidade e da zona rural.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES