Cada um por si e a dengue contra todos

27 julho, 2012


27/07/2012 02:02 - Cristiane C. Bresani Salvi

Até quando seremos obrigados a ler cinismos como tais: “Todos unidos contra a dengue” ou “Se você não cuidar o bicho vai pegar” ou ainda “Se você agir podemos evitar”? Será que ‘eles’ pensam realmente que acreditamos nisso? Ainda me pergunto se esqueceram de avisar-lhes que o brasileiro não acredita mais em nada, nem nele próprio. Será que desperdiçariam dinheiro público com slogans para legitimar mais uma armadilha do seu velho neo-liberalismo irresponsável? Tão irresponsável que poderia beirar a inocência, não fosse tanto o descaro de transferir-nos a culpa de ‘sua’ negligência com as políticas ambientais e urbanísticas. Tão imprudente que quase nos convence a combater a dengue colocando areia nas plantinhas e limpando os nossos quintais.

Tenha santa paciência!!! Nós sabemos que o exército de mosquitos vem dos prédios públicos em ruínas, do sistema de saneamento e drenagem que não existe, das ruas com calçamentos fantasmas, das calçadas e vias que nunca ou já existiram um dia, das montanhas de lixo que se acumulam nas esquinas de nossas casas e, principalmente, das péssimas condições de moradia da maioria da população.

Talvez algum ‘deles’ leia isso, mas acredito que não conseguirá extrair do papel algo real e palpável, como respeito, responsabilidade, compromisso, vergonha ou culpa, muito menos compaixão ou fraternidade. Mas como querer que ‘eles’ pensem e sintam como a maioria? Não caminham mais com a maioria, não andam como a maioria, não se vestem como a maioria, não comem como a maioria, não trabalham como a maioria e não sofrem com a maioria.

‘Eles’ esqueceram que todos nós ainda fazemos parte da mesma espécie, Homo sapiens sapiens, ainda somos iguais perante as leis da natureza, dos homens e de Deus, com as mesmas necessidades, direitos e deveres. É verdade que algumas “raças” e “classes” consideram-se superiores à maioria da humanidade, a ponto de negligenciarem a condição humana da sociedade, subestimando o nosso pensar e, sem nenhum pudor ou receio, deixando-nos literalmente no buraco, na lama, no lixo, na ignorância e no caos urbano.

Na verdade, muitos desses seres-humanos-ao-avesso são efetivamente superiores, mas apenas na horizontalidade de suas moradias, cada vez mais altas. Mas cuidado! Não é tão fácil atingir o Céu. Ainda somos iguais, bípedes, todos andamos no chão (muitos na lama, é verdade), ao alcance das mesmas ameaças, ainda como o “homem caranguejo” que migrou da aridez do sertão para a podridão dos mangues recifenses. Ainda não somos livres, não desenvolvemos asas, ainda necessitamos de nossas mãos e braços para escrever, pegar no pesado, segurar os nossos filhos, amparar nossos velhos, e também ‘eles’ ainda precisam para assinar as leis e as sentenças de impunidade, gesticular nos discursos, apertar as mãos dos eleitores e passar a mão na cabeça de um eventual pequeno admirador inocente.

*Doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz.


LEIA MAIS

Dengue avança 88% no Estado no 1º semestre

12 julho, 2012

Pernambuco registrou aumento de 88,45% nos casos de dengue no primeiro semestre deste ano, em comparação com mesmo período de 2011. De janeiro a junho de 2012 foram notificados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 50.645 casos da doença (17.991 confirmados), em 183 municípios, contra 26.874 notificações (11.852 foram confirmadas) no mesmo intervalo do ano passado.
LEIA MAIS

Água da Compesa é potável, mas não descontaminada

01 julho, 2012

Tratada, mas não totalmente descontaminada. Essa é a conclusão de análise realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na água distribuída pela Estação Castelo Branco, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, responsável por 36% do abastecimento da Região Metropolitana. A pesquisa revelou a presença de quatro compostos usados em produtos como agrotóxicos, medicamentos, cosméticos e material de limpeza, apontados como causadores de problemas que vão de alterações hormonais a câncer. Provavelmente, os contaminantes são descartados nos rios em que a Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) faz a captação, inferem os cientistas.
LEIA MAIS

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)
Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES