Confirmada a primeira morte por dengue em Pernambuco este ano

13 abril, 2012

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (12), a primeira morte causada pela dengue em 2012. O óbito, de um rapaz de 32 anos, aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, onde ele morava. O Estado ainda investiga o falecimento causado pela doença no município.

O rapaz, que morreu no final de março após ser atendido nas UPAs de Engenho Velho e do Curado com complicações da doença, vivia numa das áreas com mais incidência de dengue em Jaboatão. Outras localidades com altos números da doença, segundo a secretária municipal de Saúde, Gessyane Paulino, são Cavaleiro e Barra de Jangada.
"Realizamos quatro mutirões de combate à dengue em março e vamos realizar três em abril. É um dia de visitação aos bairros, com a participação da comunidade. Os agentes conscientizam as pessoas entrando nas casas e nas escolas, recolhendo entulhos, que são o principal meio de acúmulo de água para a reprodução do mosquito (Aedes Aegypt). É, principalmente, um trabalho educativo", disse a secretária. Em março, 3 toneladas de entulhos foram recolhidos nos mutirões.
Em Jaboatão, até abril, foram notificados 1000 casos de dengue, com a confirmação de 70 e descarte  de 200. "Quando o cidadão é atendido em uma unidade de saúde, é feita uma ficha de notificação. Depois de cinco a oito dias, o médico pode pedir um exame para comprovar. A ficha, de qualquer forma, é enviada à secretaria estadual de Saúde, que investiga todos casos. Também é de responsabilidade do Estado a apuração dos óbitos, com exames laboratoriais", esclarece Gessyane Paulino.
PERNAMBUCO - Em todo o Estado, foram notificados 21.469 casos da doença, com 4.859 deles confirmados e 3.421 descartados. 103 deles são graves, com 18 confirmações de complicações ou dengue hemorrágica. No mesmo período do ano passado, foram 12.238 casos notificados, com 22 mortes suspeitas e 13 confirmadas.

Nenhum dos municípios com maior índice de dengue este ano está na Região Metropolitana do Recife. Eles são: Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Itaquitinga, Carnaíba e Salgueiro, no Sertão; Jataúba e Limoeiro, no Agreste; Condado e Timbaúba, na Zona da Mata; além de Fernando de Noronha.

Do NE10

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES