Dengue avança entre adultos em Pernambuco

14 março, 2012

Cerca de 40% das vítimas têm idade a partir de 20 anos. Ano passado, elas responderam por 30% dos casos da doença no Estado

No Recife, Exército e agentes de saúde vão percorrer casas para orientar a população / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

No Recife, Exército e agentes de saúde vão percorrer casas para orientar a população

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A presença já confirmada, este ano, do vírus 4 da dengue em três cidades de Pernambuco - Recife, Jaboatão dos Guararapes, na RMR, e Serra Talhada, no Sertão - está invertendo uma situação que vinha se mantendo nos últimos anos. Os adultos estão voltando a adoecer mais.
"Cerca de 40% das vítimas têm idade a partir de 20 anos", constata a diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Roselene Hans. Como muita gente já tinha adoecido com os vírus 1, 2 e 3 nas duas décadas anteriores, eram os adolescentes e as crianças os mais infectados.
"Trata-se de um vírus novo, só agora presente na Região Metropolitana, o que deixa todos vulneráveis, inclusive os adultos", explica Roselene Hans. No ano passado, segundo ela, os maiores de 20 anos responderam por 30% dos casos de dengue registrados no Estado. A maioria das vítimas tinha de 15 anos para baixo. O DENV 4 foi detectado no Estado inicialmente, em 2011, no interior.
Ainda de acordo com a diretora da SES, os doentes de 2012 têm se queixado mais de mialgia, dor em todo o corpo. "Estamos observando muitos casos clássicos e não há descrição, em outros lugares, de gravidade na infecção pelo vírus 4. No entanto, nossa população já teve contato com outros três vírus e não podemos anular a possibilidade de reações exacerbadas ao quarto", explica Roselene Hans.

Embora o Hospital Universitário Oswaldo Cruz tenha desativado há seis meses, por falta de profissionais, uma enfermaria extra, montada exclusivamente para a gripe AH1N1 e posteriormente para dengue hemorrágica, Roselene afirma que os outros hospitais, inclusive os regionais, do interior, estão preparados para receber pessoas com dengue que precisem de inter-nação. Para o Huoc devem ir apenas os doentes mais graves.

Conforme o último boletim do Estado, já são 10.226 casos suspeitos registrados, um aumento de 68% se comparado ao mesmo período de 2011, quando a secretaria estadual notificou 6.055 prováveis doentes. De janeiro até o início de março 12 mortes começaram a ser investigadas.

Os municípios com maior transmissão da doença são Recife e Ipojuca, na Região Metropolitana, Afogados da Ingazeira, Exu, Serrita e São José do Egito, no Sertão, Limoeiro, no Agreste, Lagoa do Carro, Itaquitinga, Carpina e Itambé, na Zona da Mata.

Publicado em 13/03/2012, às 07h42 / Do Jornal do Comércio


0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES