Combate a DENGUE com segurança

15 fevereiro, 2012

Dicas de segurança

                        Apesar de trabalhar, havia mais de dez anos,  em atendimento a clientes fazendo  visitas residenciais, até então não havia me dado conta do nível de informação que os marginais estão tendo nos dias de hoje e das facilidades com que se obtém fardamentos, crachás  no intuito de  adentrarem em residências e comércios.
                       Atualmente sou Funcionário Publico Municipal na área de saúde e exerço a função de Agente de Saúde Ambiental e Combate a Endemias (ASACE) onde a maior parte do trabalho está em combater a proliferação do mosquito "Aedes aegypti" transmissor da DENGUE, desta forma se faz necessário entrar nos imóveis. Porém, já fiz parte da gloriosa Policia Militar de Pernambuco por mais de cinco anos, tenho curso de vigilância patrimonial entre outros e por este motivo me habilito a dar algumas dicas de segurança na hora em que essas visitas baterem a sua porta.
                     Saliento antes de prosseguir, que já no começo de novembro do ano passado a gestão do Distrito Sanitário VI, mesmo diante de algumas mudanças, optaram pela manutenção dos seus agente em suas respectivas áreas de atuação com o compromisso de  facilitar e fortalecer a confiança  entre o agente e a  comunidade.Apesar da imprensa haver divulgado noticias relacionadas a invasões de residências nos últimos dias, estes são casos esporádicos e não condizem com o excelente trabalho da direção deste distrito.

Em relação à visita de inspeção ao combate a DENGUE.

1.       Quando o agente bater a sua porta e você não o conheça, peça sua identificação funcional (crachá) e identidade.
2.       Você mudou-se há pouco tempo e recebe a visita; além da identificação verifique na ficha de visita se este já fez visitas em meses anteriores.
3.       Caso esteja sozinha e nunca tenha visto o agente antes, agende com o mesmo a visita para uma hora em que esteja acompanhada.
4.       Após a entrada do agente, o responsável pelo imóvel deverá permanecer por todo tempo ao seu lado.
5.       Não é permitida a entrada do agente quando houver apenas menores e anciãos no local.
6.       É obrigatório ao agente novo na área saber pelo menos o nome do agente que substituiu, caso este não saiba, desconfie.
7.       Em geral o agente faz a visita só, mas em alguns casos poderá estar acompanhado com seu supervisor, aplique regra 1, 3 ou 4.


Pra finalizar, o interesse desta visita sobrepõe-se as regras. Sua segurança é essencial, porém, o combate a dengue é primordial.

1 comentários:

Anônimo disse...

Bela iniciativa Sérgio em explicar sobre essas dicas, quanto ao distrito, tenho acompanhado de perto o esforço em sanar os problemas existentes em minha comunidade.

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES